Câmara de BH aprova acesso à água potável como direito básico de moradores da capital

A proposta dispensa sanção ou veto do prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), e será promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes (Podemos)

Segundo a autora do projeto, a proposta chega para “reforçar” a legislação municipal

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, em segundo turno, nesta quinta-feira (13), a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) que acrescenta à legislação do município o acesso à água potável como direito básico dos moradores da capital mineira.

O texto, assinado por 14 parlamentares, encabeçados pela vereadora Luiza Dulci (PT), adiciona um novo inciso na Lei Orgânica de BH “para garantir a todos o acesso à água potável em quantidade adequada para possibilitar meios de vida, bem-estar e desenvolvimento socioeconômico”.

Leia também

Segundo Dulci, embora o direito à água já seja uma premissa universal, constando, inclusive, na Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta chega para “reforçar” a legislação municipal.

A PELO dispensa sanção ou veto do prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), portanto, como foi aprovado com 39 votos favoráveis, nenhuma abstenção e apenas um voto contrário, será promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes (Podemos).

Bebedouros em BH

Ainda nesta quinta-feira, a CMBH aprovou, em primeiro turno, a proposta que prevê a instalação de bebedouros públicos com água potável em praças, parques, calçadões e demais espaços públicos em Belo Horizonte.

Foram 36 votos favoráveis, quatro contrários e nenhuma abstenção.

O texto, também de autoria de Dulci, dispõe que os bebedouros devem fornecer água potável para o consumo humano e também animal.

O líder de governo, vereador Bruno Miranda (PDT), encaminhou o voto sim da base do governo. Em acordo com Dulci, a liderança de governo apresentou um substitutivo ao PL, que deverá ser votado em segundo turno.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...