Ouvindo...

Bate-boca com Nikolas, Haddad e Rogério Correia suspende audiência na Câmara

O presidente da Comissão, Rogério Correia, afirmou que não iria permitir que alguns deputados “baderneiros” fizessem da sessão uma “baderna”

Rogério Correia (PT), Fernando Haddad (PT) e Nikolas Ferreira (PL).

Um bate-boca generalizado entre deputados federais na Comissão de Finanças e Tributação terminou com a suspensão da audiência pública que recebia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

A decisão de encerrar a sessão nesta quarta-feira (11) partiu do presidente da Comissão, Rogério Correia (PT), após um pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL).

Anteriormente, o parlamentar havia chamado o governo do presidente Lula (PT) de incompetente, mas acabou deixando o local antes da resposta do ministro Haddad, que classificou a atitude do deputado como “molecagem”.

Na minha ausência, o ministro Haddad disse que estava respondendo elegantemente às perguntas e chamando deputados de moleques. Você acha que eu posso ter um debate sério com alguém que acha que eu não posso ter 300 milhões de visualizações no meu vídeo [do Pix] porque não existe 300 milhões de pessoas no mundo que falam português?”.
— disse Nikolas ao retornar para a sessão.

Após a fala do deputado, o presidente da Comissão questionou qual seria a questão de ordem, e o bate-boca entre os parlamentares teve início.

O deputado não vai falar no berro aqui. Calma! Calma! Vossa excelência não é melhor que ninguém aqui. Calma! Enumere a questão de ordem. Se for falar o que vossa excelência quer falar, não vou dar a palavra porque já foi usada e tem outros inscritos. Vossa excelência não vai, mais uma vez, desrespeitar o tempo”.
— disse Correia.

Em meio às argumentações de outros deputados, além de Nikolas Ferreira, Correia acatou o pedido, mas a confusão continuou.

Por fim, o presidente optou por suspender a sessão. “Não posso pedir à segurança para retirar os deputados baderneiros. Vou ter que encerrar a sessão para que os baderneiros não fiquem fazendo baderna na reunião. Não são membros da Comissão”, finalizou o deputado.

Leia também

*** Matéria em atualização.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.