Ouvindo...

Audiência na Câmara de BH discute instalação de moradias populares na Região Nordeste

Segundo o requerimento que deu origem à sessão desta terça-feira (28), representantes de movimentos sociais estariam sendo alvos de ameaças devido às ocupações

A construção de moradias populares do programa “ Minha Casa, Minha Vida — Entidades”, no bairro Vitória, na Região Nordeste de Belo Horizonte, será tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal (CMBH) nesta terça-feira (28).

O terreno da rua Marrom, onde estão sendo erguidas 250 moradias, tem cerca de 261 metros quadrados e foi doado pelo governo estadual, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab).

Moradores da região, no entanto, são contrários ao projeto. Eles argumentam que o bairro não possui infraestrutura suficiente para abrigar mais de duzentas famílias, o que poderia sobrecarregar serviços essenciais, como escolas e unidades de saúde.

Leia também

Há ainda relatos de insatisfação com uma ocupação feita pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) na rua Marrom, local onde as moradias estão sendo construídas.

Parte dos moradores alega que o acampamento teria provocado aumento da violência na região.

Segundo o autor do requerimento, vereador Pedro Rousseff (PT), representantes de movimentos sociais têm recebido ameaças em razão das ocupações.

A audiência está prevista para as 10h desta terça-feira, no Plenário Helvécio Arantes da CMBH.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.