Ouvindo...

Ao lado de ministro de Lula, Simões critica operação da PF contra Bolsonaro

O vice-governador participou de uma agenda em Belo Horizonte nesta sexta-feira (18) com o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB)

O vice-governador Mateus Simões (Novo) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um evento do Partido Liberal em Minas.

Ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), em Belo Horizonte, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), afirmou ter uma preocupação “pessoal” com o sistema judiciário brasileiro, que, segundo ele, “parece ter perdido o rumo”, após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser alvo de uma nova operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (18).

Tenho preocupação com a garantia da liberdade de expressão e do que é uma decisão justa. Uma decisão que determina que um ex-presidente, ainda não condenado, seja proibido de se manifestar nas redes sociais, de falar com um de seus filhos e seja monitorado por tornozeleira eletrônica
— disse em coletiva de imprensa.

Nas redes sociais, pouco antes do encontro com o ministro do presidente Lula (PT), na Cidade Administrativa, Simões escreveu no X, antigo Twitter, que a “perseguição política chega a um novo absurdo” com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Seguimos na luta para que a Justiça e a Liberdade voltem a prevalecer no Brasil”, publicou o vice-governador.

Leia também

Autodeclarado candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, Simões tem buscado se aproximar de Bolsonaro e de seus aliados. Com outros dois nomes próximos do ex-presidente também cotados para a disputa — o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (Republicanos) —, o vice de Romeu Zema (Novo) tenta construir uma chapa única da direita para as próximas eleições.

Posição do ministro de Lula

Sobre a operação da PF, o ministro Jader Filho afirmou que o assunto “deve ser discutido no âmbito da Justiça”. Ao lado de Simões, ele defendeu a importância de instituições fortes, que sejam responsáveis por “conduzir os trabalhos da melhor maneira possível”.

Críticas a Trump e à condução da diplomacia

O vice-governador também criticou a forma como o governo do presidente Lula estaria lidando com a crise diplomática com os Estados Unidos.

Para Simões, as redes sociais não seriam o espaço adequado para discutir temas de política internacional. “Estou falando de todos os envolvidos: Trump, o governo brasileiro atual e também o anterior. A internet não é lugar de manifestação sobre política internacional quando o assunto é comércio”, disse a jornalistas.

Bolsonaro é alvo de nova operação da PF

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira.

As ordens, autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridas na casa do ex-presidente e em outros endereços ligados ao Partido Liberal (PL).

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.