Ouvindo...

Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli e autoriza extradição da Itália

Na decisão, ministro do STF afirmou que a deputada se ‘evadiu do distrito da culpa com o objetivo de se furtar à aplicação da lei penal’

Moraes proferiu decisão neste sábado autorizando o processo de extradição da deputada

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (7) a prisão definitiva da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e autorizou o início do processo formal de extradição junto ao governo da Itália, onde ela estaria foragida. A decisão ocorre após o trânsito em julgado da condenação da parlamentar, que não pode mais recorrer.

Na decisão, Moraes afirmou que Zambelli se “evadiu do distrito da culpa com o objetivo de se furtar à aplicação da lei penal” e citou informações da Polícia Federal indicando que ela se encontra na Itália. Com isso, determinou o envio de documentação ao Ministério da Justiça para formalizar o pedido de extradição, conforme o tratado bilateral com o país europeu.

Leia também

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado, além de 200 dias-multa, pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e falsidade ideológica. Ao lado do hacker Walter Delgatti Neto, condenado a 8 anos e 3 meses, a deputada foi considerada responsável pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela inserção de 16 documentos falsos, inclusive um mandado contra um ministro do STF.

Moraes também determinou a perda do mandato parlamentar de Zambelli, com comunicação imediata à presidência da Câmara dos Deputados. Além da pena privativa de liberdade, os réus deverão pagar indenização mínima de R$ 2 milhões por danos morais e materiais coletivos.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio