O novo viaduto com formato de ferradura pode começar a ser construído ainda no primeiro semestre de 2025, segundo a Prefeitura de Nova Lima. A estrutura é uma das promessas mais aguardadas pelos motoristas que enfrentam congestionamentos na região do trevo do BH Shopping, no limite com Belo Horizonte. O objetivo é conectar diretamente a MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro, sem a necessidade de acessar o entroncamento no Belvedere.
A obra faz parte de um pacote de quatro intervenções de mobilidade urbana que são fruto de uma parceria firmada em março de 2024 entre as prefeituras das duas cidades. Cada município ficou responsável por duas obras. O investimento total do conjunto é de cerca de R$ 200 milhões.
Especificamente para o viaduto da “ferradura”, o orçamento gira em torno de R$ 40 milhões. A execução está estimada em 12 meses e será financiada por meio de contrapartidas urbanísticas — ou seja, recursos que empreendedores da região são obrigados a investir em infraestrutura urbana como condição para aprovação de novos empreendimentos.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), demonstrou otimismo com o avanço do processo.
“Essa é uma obra que será executada através de contrapartidas urbanísticas pelos empreendedores e a gente já tem projeto executivo aprovado pelo DER, pelo IEF e a obra orçada. Então o que vai acontecer agora é o processo de contratação e, tão logo seja concluído por parte dos empreendedores, a gente vai dar início a essa obra”, afirmou.
Obstáculos
Um dos principais obstáculos enfrentados pelo projeto foi a necessidade de revisão da parte que previa um trecho dentro da Estação Ecológica do Cercadinho. Após ajustes técnicos e negociações com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o projeto foi aprovado por ambos os órgãos.
Além disso, houve mediação do Ministério Público, que resultou em um acordo permitindo que a associação de empreendedores da região assuma a contratação da obra. Com o projeto executivo já aprovado, a expectativa agora é iniciar os trabalhos em breve.
Segundo a prefeitura de Nova Lima, o impacto da obra será direto na melhoria do trânsito.