Ouvindo...

Projeto que cria dia dos ‘Legendários’ avança na Câmara e pode ser aprovado na próxima semana

Os ‘Legendários’ são um movimento cristão fundado em 2015 na Guatemala, que chegou ao Brasil em 2018 e, desde então, tem se expandido por diversos estados do país

Movimento ‘Legendários’ pode ter uma data para chamar de sua em Belo Horizonte

O projeto de lei que cria um dia para homenagear os “Legendários” em Belo Horizonte foi aprovado na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal e, agora, aguarda até a próxima terça-feira (3) para que seja chancelado pelo Legislativo.

Como é um projeto que cria uma data comemorativa, de acordo com o regimento interno da Câmara, não há necessidade de que ele vá a plenário para aprovação, a não ser que haja impugnação do texto por ao menos quatro vereadores.

Leia também

Os “Legendários” são um movimento cristão fundado em 2015 na Guatemala, que chegou ao Brasil em 2018 e, desde então, tem se expandido por diversos estados do país, incluindo Minas Gerais.

Os encontros são compostos por retiros espirituais, palestras e atividades e, de acordo com os seguidores, visam o desenvolvimento humano e o fortalecimento da fé.

Tramitação

O parecer pela constitucionalidade do projeto de lei foi aprovado, na terça-feira (27), por quatro votos contra um. Foram favoráveis os vereadores Vile (PL), Uner Augusto (PL), Edmar Branco (PCdoB) e Dra. Michelly Siqueira (PRD). O único voto contrário veio da vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo).

‘Papel relevante na comunidade’

De acordo com o autor da proposta, Wanderley Porto (PRD), os “Legendários” cumprem um “papel relevante” na comunidade, além de realizarem trabalhos sociais e contribuírem para a “construção de uma sociedade mais solidária”.

“Incentivar a continuidade e o fortalecimento de suas ações, reforçam a necessidade da homenagem, reconhecendo e valorizando o impacto positivo que o movimento tem proporcionado a todos e ainda valorizando muito a importância do papel da família. Tenho a convicção que reforça ainda o compromisso de Belo Horizonte com o respeito à diversidade religiosa e à promoção de valores que beneficiam toda a sociedade”, destaca o parlamentar.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.