A
Um dos temas do debate será a morte de Thainara Vitória Francisco Santos, de 18 anos, que ocorreu na noite de 14 de novembro de 2024, durante uma abordagem da Polícia Militar no prédio onde morava em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
A reunião foi organizada pela
De acordo com os requerimentos apresentados pelos parlamentares, a audiência vai discutir as circunstâncias da morte de Thainara e também outras ocorrências de violência policial, bem como obter esclarecimentos do estado sobre as providências judiciais e administrativas que vêm sendo adotadas para coibir e punir os casos de violações de direitos cometidos por agentes públicos.
"É preciso valorizar o servidor público, o policial militar, mas é preciso também controlar desvios das forças de segurança que geram um aumento da letalidade policial. Nesse caso, contra uma jovem de 18 anos, mãe de uma criança com deficiência, irmã de um menino autista, filha de uma mulher que faz hemodiálise. A Thainara era arrimo de família e o caso dela nos comove a todos”, afirma a deputada Bella Gonçalves.