Ouvindo...

Ibama aprova plano da Petrobras e exploração da Foz do Amazonas fica mais perto

Companhia agora terá que realizar vistorias e simulações práticas para testar a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo

A sede da Petrobras

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta segunda-feira (19) o chamado “conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF)”, apresentado pela Petrobras.

Com isso, houve um avanço no processo que pode permitir a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas.

Segundo o órgão, a aprovação foi baseada nas análises de pareceres técnicos, que avaliaram a última versão do plano submetido pela Petrobras.

O Ibama destacou, no entanto, que essa etapa não corresponde à liberação do licenciamento ambiental para perfuração.

Agora, o processo seguirá com a realização de vistorias e simulações práticas para testar a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo.

A exploração de petróleo na Foz do Amazonas está no centro de uma disputa no governo Lula (PT).

De um lado, está o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que defende enfaticamente a possibilidade e é apoiado por parlamentares do Norte. Enquanto isso, a ala ambiental, liderada pela ministra Marina Silva, defende uma redução do uso de combustíveis fósseis.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.