Servidores terceirizados que prestam serviços para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) denunciam atrasos no pagamento de salários dos funcionários, além de falta de vale-transporte e alimentação. A situação envolve trabalhadores contratados pelas empresas Bem Brasil e LBM, responsáveis por serviços terceirizados na Casa.
Segundo informações apuradas pela Itatiaia, cerca de 110 funcionários estão sendo afetados. A Bem Brasil, segundo uma fonte que prefere não ser identificada, está enfrentando problemas na gestão dos pagamentos.
“Tem pessoas que realmente não sabem como fazer mais. Eu não sei como fazer. Todos que dependem do vale-transporte estão na mesma situação. Algumas pessoas já receberam o tíquete de alimentação de março, mas abril ainda não veio”, afirmou um dos trabalhadores.
Os terceirizados relatam que o atraso ocorre desde abril e inclui o pagamento dos salários de abril e benefícios dos meses de março, abril e maio. Muitos funcionários estão sem dinheiro para se deslocar até o trabalho. “Eu estou sem vale-transporte e alimentação de março, abril e maio, e sem pagamento do mês de abril. Todos os funcionários estão na mesma situação”, completou um trabalhador da Bem Brasil.
A situação também está gerando apreensão entre os profissionais da LBM, que aguardam uma definição após reunião realizada nesta segunda-feira (12). A promessa é de um acerto até sexta (16).
Outro trabalhador relatou que a situação está gerando desconforto e até represálias internas. “Caí na besteira de reclamar da situação para a preposta da empresa e, coincidência ou não, recebi um aviso prévio”, contou.
Uma terceira fonte disse que sua situação se arrasta desde março. “Sem receber vale transporte, e ticket refeição só recebi uma vez, então eles não estão pagando mesmo. Acertaram só um pagamento também, mais nada”, afirmou.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com as duas empresas e não teve retorno.
O que diz a Câmara de BH?
Em nota enviada à reportagem, a Câmara Municipal informou que está ciente dos atrasos e está estudando as medidas que pode tomar. “Todas as situações identificadas estão sendo apuradas e tomadas as devidas providências, inclusive com penalização, contra as empresas responsáveis, conforme os trâmites legais e administrativos cabíveis”, diz um trecho.
Confira a nota completa:
“A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte informa que está ciente das ocorrências relacionadas às falhas na execução de contratos de terceirização sob sua gestão. Esclarecemos que todas as situações identificadas estão sendo apuradas e tomadas as devidas providências, inclusive com penalização, contra as empresas responsáveis, conforme os trâmites legais e administrativos cabíveis.
Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade na administração pública. O nosso objetivo é assegurar os direitos dos trabalhadores envolvidos, garantindo que não haja prejuízo aos profissionais que prestam serviços à Câmara Municipal.
Seguimos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e reafirmamos nosso empenho na correção de eventuais irregularidades, sempre em respeito à legislação vigente e aos princípios da administração pública”.