Ouvindo...

Papa Leão XIV: políticos brasileiros reagem a escolha do novo líder da Igreja Católica

Presidente em exercício e presidentes da Câmara e do Senado felicitaram a igreja pela escolha; veja repercussão

Escolha do novo papa foi comemorada pelos presidentes do Senado, da Câmara e o presidente em exercício

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, celebrou nesta quinta-feira (8) a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica. Escolhido após dois dias de conclave no Vaticano, Prevost adotou o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro papa dos Estados Unidos.

A escolha foi anunciada no início da tarde e marcou um momento histórico para a Igreja Católica. Leão XIV fez sua primeira aparição pública na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, sendo saudado por fiéis de todo o mundo.

“O anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam! Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”, declarou Alckmin em uma rede social.

Leia mais: Em 1⁠º discurso como papa, Leão XIV diz que a humanidade precisa de ‘pontes’

Leia também

A nomeação também foi comemorada por outras lideranças políticas brasileiras. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), desejou êxito ao novo pontífice: “Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou o compromisso do novo papa com a continuidade dos valores defendidos por seu antecessor, Francisco. “Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, escreveu em sua conta oficial.

Em viagem oficial à Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não se manifestou sobre a escolha do novo papa.

Momento desafiador

A eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV marca um momento histórico para a Igreja Católica, sendo a primeira vez que um pontífice dos Estados Unidos assume o cargo máximo da instituição. Escolhido após dois dias de conclave no Vaticano, Leão XIV sucede o Papa Francisco.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio