Parlamentares de partidos da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que integrou a
“O próprio presidente da Casa já disse que essa não é uma prioridade. Nós entendemos que não é uma prioridade nem da Câmara dos Deputados, nem do governo e nem do Brasil. O Brasil quer enfrentar as desigualdades, isentar os impostos, diminuir a jornada de trabalho. Agora, eles fazem mais um espantalho, uma cena para criar mais um tipo de constrangimento”, disparou a parlamentar.
Os parlamentares da base do governo receberam nesta quarta-feira (7) um documento, do movimento Pacto pela Democracia, que pede o arquivamento do chamado “PL da Anistia”.
O ato ocorreu em frente ao busto do
Erika Hilton afirmou que o
“Eles estão usando as pessoas como massa de manobra, mais uma vez, para tentar anistiar o Bolsonaro e seu cúmplices, os coronéis e os generais, porque se o Bolsonaro já tivesse sido anistiado e alguns de seus aliados tivessem sido anistiados, a moça do batom ou quem quer lá que seja teria sido esquecida no fundo de uma cela sem ninguém se preocupar. Mais uma episódio vergonhoso protagonizado pela extrema direita em Brasília”, declarou ela
O deputado Rogério Correia (PT-MG) afirmou que o chamado
“O ex-presidente Jair Bolsonaro vendo, agora, que será preso porque as provas são abundantes, ele faz um movimento, que ele, ao mesmo tempo, espera que sejam atos violentos daqui para frente, que o libertem de ter que prestar contas junto à Justiça no Supremo Tribunal Federal, e nós não queremos isso. O tema da anistia já morreu e eles sabem disso”, disse o parlamentar.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que o projeto da anistia não tem viabilidade para ser votado pelo Congresso Nacional.
“Arquivar esse projeto é uma tendência, até porque não vejo clima dentro da Casa para votar o projeto da anistia. A oposição vai esperneando porque eles querem resgatar o único candidato deles, que eles acham que tem viabilidade, mas que está inelegível”, destacou ela.
O ex-presidente responde por Golpe de Estado, tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, organização criminosa e deterioração de patrimônio tombado.