O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, durante discurso na abertura do Congresso Mineiro de Municípios, na manhã desta terça-feira (6), que a adesão ao
Zema prometeu enviar os projetos de
“Como o presidente Tadeu Leite disse aqui, o Propag, que nós estamos lutando para ter a adesão, vai pavimentar o caminho de Minas para o futuro. Nos últimos anos fomos muito penalizados com pagamento de taxas elevadas ao governo federal. O Propag é a solução”, afirmou Zema.
Entenda o Propag
A proposta, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), renegocia a dívida dos Estados com a União, o que beneficia Minas Gerais, que tem um débito de R$ 160 bilhões.
O texto é relatado na Câmara dos Deputados pelo líder do PP na Casa, Dr. Luizinho (RJ), que fez mudanças significativas ao projeto original.
Um dos pontos é o prazo de adesão dos Estados ao Propag. A proposta inicial estabelece o período de 120 dias após a publicação da lei para que os entes possam integrar o programa, enquanto o trecho alterado estende o prazo para 31 de dezembro de 2025.