Ouvindo...

Prefeitura de BH oficializa obras do Trevo do Belvedere em Plano de Metas 2025-2028

Plano de Metas reúne os principais projetos do Executivo para serem cumpridos ao longo da gestão de quatro anos

Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, em audiência pública nesta quarta-feira (30), o Plano de Metas 2025-2028, que reúne todos os principais projetos do Executivo para serem cumpridos ao longo da gestão de quatro anos.

Na apresentação, conduzida pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Passeli, a prefeitura oficializou a meta de concluir a obra do Trevo do BH Shopping, no bairro Belvedere, até 2028 — prazo considerado em todos os itens listados no Plano de Metas.

O trevo do Belvedere, como também é chamado, ainda é alvo de polêmica entre prefeitura e moradores. As obras, anunciadas em 2024, chegaram a ser suspensas no início deste mês após moradores pedirem a preservação de uma área verde entre a BR-356 e a Praça da Lagoa Seca. Moradores denunciavam a supressão de 200 árvores no projeto.

Porém, em 13 de abril, após pressão de outro grupo de moradores, que pediam a continuidade da obra, o prefeito Álvaro Damião (União) anunciou que iria continuar o projeto inicial, incluindo o plantio de 860 árvores na região, além de preservar a cortina verde entre a praça e a Lagoa Seca.

O projeto elaborado pela prefeitura prevê duas intervenções nas proximidades do BH Shopping, a um custo de cerca de R$ 16 milhões. A primeira delas é o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia, e ajuste dos encaixes das alças existentes.

Leia também

Alvo de polêmicas, plano envolve plantio de milhares de árvores

O Plano de Metas é um instrumento de planejamento e gestão, previsto na lei do município, que auxilia na definição das prioridades e ações estratégicas do governo ao longo dos quatro anos de mandato. O documento está alinhado ao Plano Plurianual de Ação Governamental e assegura oficialmente as propostas de campanha eleitoral.

Na apresentação do documento nesta quarta-feira (30), a Prefeitura também destacou a intenção de plantar 200 mil árvores até o fim da gestão, em 2028. Isso significa o plantio de 50 mil árvores por ano.

Na campanha eleitoral do então prefeito Fuad Noman (PSD), que tinha como vice o agora prefeito Álvaro Damião, o plano de governo apresentado descrevia a intenção de um planejamento estratégico de arborização da cidade até 2050, com a meta de dobrar a quantidade do maciço arbóreo em Belo Horizonte, com o plantio de pelo menos mais 500 mil árvores.

Com a meta apresentada pela atual gestão de plantar 200 mil árvores até 2028, a prefeitura pretende alcançar 40% da promessa de campanha até 2028.

Na audiência pública desta quarta-feira, o secretário Bruno Passeli afirmou que o plano apresentado é um resumo, que não engloba todas as metas da gestão.

“Nós estamos trazendo um primeiro documento, não é um documento acabado. Além disso, é importante deixar claro que ele não consegue trazer todas as entregas que faremos em quatro anos, aqui existe uma seleção daquelas entregam que comunicam mais e representam mais o plano de governo que venceu as eleições.”

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.