Ouvindo...

Abaixo-assinado por retomada das obras na BR-356, entre BH e Nova Lima, tem 5,2 mil assinaturas

Associação de moradores afirma que maior parte dos habitantes é a favor das intervenções

O impasse envolvendo as obras para melhorar o trânsito entre Belo Horizonte e Nova Lima mobiliza moradores do bairro Belvedere, na região Centro-Sul de BH, pela retomada da obra que voltou à estaca zero.

José Eugênio de Castro, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), lidera um abaixo-assinado pedindo que as obras sigam o projeto original, que previa o alargamento da via e do viaduto sobre a BR-356.

Ele já conta com mais de 5,2 mil assinaturas favoráveis ao reinício das obras, seguindo o projeto original. O presidente da entidade explica que a maioria dos cerca de 7 mil moradores do bairro, além de pessoas de regiões próximas e trabalhadores da área, é a favor das intervenções e que a demanda é tanta que o site do abaixo-assinado chegou a travar com os acessos.

“Foi incrível porque na primeira 1h15 do abaixo assinado tivemos um engarrafamento”, comemorou José Eugênio.

Leia também

Suspensão nas obras

As obras no trevo de acesso à BR-356, no Belvedere, foram suspensas pela prefeitura de Belo Horizonte na última semana. A decisão foi tomada em meio a uma polêmica envolvendo o corte de árvores que seria necessário para a execução das melhorias. O projeto inicial previa quatro intervenções, incluindo a construção de uma terceira faixa de rolamento no sentido bairro/Centro, antes do viaduto, que acabou sendo cancelada atendendo a pedidos pela preservação da vegetação próxima à Praça da Lagoa Seca.

Com a redução do escopo das obras, a empresa que havia vencido a licitação desistiu do contrato. “Considerando que a mudança vai reduzir o escopo da obra, a empresa contratada manifestou não ter mais interesse em executar o contrato. Diante disso, a Prefeitura irá fazer uma nova licitação para executar as obras”, informou a PBH.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento