Ouvindo...

Lula oficializa Frederico Siqueira como ministro das Comunicações

O nome do presidente da Telebras no comando da pasta foi oficializado nesta quinta (24)

O novo ministro, Frederico de Siqueira Filho, ao lado do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o engenheiro Frederico de Siqueira Filho para comandar o Ministério das Comunicações. A oficialização do nome ocorreu na manhã desta quinta-feira (24). Indicado pelo União Brasil, Siqueira comandava da Telebras desde maio de 2023.

Conforme antecipou a Itatiaia, ontem (23) Siqueira Filho se reuniu com Lula no Planalto, acompanhado do ex-ministro da pasta, Juscelino Filho (União-MA) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), quando o martelo foi batido.

Leia também

Quem também esteve presente no encontro foi o líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Pedro Lucas (União-MA), que já havia recusado o convite feito pelo presidente para assumir a pasta, mas recusou diante de conflitos internos do partido, que poderia sofrer uma implosão para a escolha do novo líder do partido casa.

A pasta estava sem comando desde o dia 8 de abril, quando Juscelino Filho deixou o posto após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostas irregularidades no uso de emendas parlamentares.

A posse ocorreu sem muito alarde, em uma cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Em uma carta divulgada após a confirmação da indicação, Siqueira agradeceu ao convite e pregou a continuidade dos trabalhos de seu antecessor.

“Chego com o compromisso de manter e ampliar os projetos que já vêm sendo desenvolvidos: levar conectividade às escolas públicas, ampliar o acesso ao 5G, conectar comunidades na Amazônia, dar celeridade à concessão de rádios e canais de televisão em todo o território nacional e implantar a TV 3.0. Esses são compromissos que transformam a vida das pessoas, reduzem desigualdades e promovem cidadania”, disse o novo ministro.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio