Ouvindo...

Ex-coordenador da Defesa Civil de MG vai assumir secretaria na prefeitura de Sabará

Flávio Godinho comanda a 2ª Região de Polícia Militar; no currículo, passagem de destaque pela Defesa Civil

Flávio Godinho vai assumir secretaria de Defesa Civil em Sabará, na RMBH

Com 48 anos de idade e 30 de serviços prestados à Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Flávio Godinho está prestes a trocar a farda pelo colete laranja. Atual comandante da 2ª Região de Polícia Militar, Godinho aceitou convide do prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo (Republicanos), e vai assumir a secretaria de Defesa Civil.

Está marcada para o dia 30 de abril a cerimônia de passagem de comando da 2ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais - responsável pelo policiamento em 18 cidades do vetor oeste metropolitano, incluindo Contagem, Betim, Sarzedo e Brumadinho. O órgão tem sede em Contagem. Assume o comando da 2ª Região Erlando Ferreira da Silva, promovido nessa terça-feira à patente de coronel da Polícia Militar. Na cerimônia, Flávio Godinho será incorporado à reserva da polícia militar.

Flávio Godinho entrou para a Polícia Militar em janeiro de 1995. Desempenhou funções de comando no 41º Batalhão da Polícia Militar, onde coordenou a companhia Tático Móvel; foi subcomandante no 5º Batalhão e, depois, comandou o 34º Batalhão - todos esses com atuação em Belo Horizonte, sua cidade natal.

Foi professor e coordenador do Centro de Ensino e Treinamento na Academia da Polícia Militar, passando a atuar diretamente no Gabinete Militar do Governador, como Coordenador Adjunto de Defesa Civil Estadual, função que exerceu entre 11 de janeiro de 2019 e 25 de janeiro de 2021. Nesse cargo passou a ser conhecido em nível estadual, dada a atuação do órgão em diversos eventos de catástrofe no estado.

Na Defesa Civil, atuou diretamente na tragédia de Brumadinho (Janeiro/2019), e na evacuação após risco de rompimento na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (Maio/2019), nas chamadas ‘chuvas milenares’, precipitações com grandes volumes que atingiram e devastaram Belo Horizonte no início de 2020. Coordenou o que foi o maior simulado de evacuação de emergência do Brasil, na cidade de Itabira, planejado com participação de 26 mil pessoas.

A posse de Flávio Godinho na Secretaria de Defesa Civil de Sabará está marcada para 1º de maio. O militar revela expectativa com a mudança. “Uma nova etapa está para iniciar em minha vida. Saio da PMMG e retorno após anos para o sistema de Defesa Civil. Gratidão a Deus por sempre me abençoar. Tô chegando, Sabará", postou nas redes sociais.

Leia também

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.