Ouvindo...

Lula e Bolsonaro tem empate técnico em eventual 2º turno em 2026, diz pesquisa

Apesar de inelegível até 2030, ex-presidente aparece na simulação com 40% das intenções de voto, próximo aos 44% do atual chefe do Executivo.

Lula e Bolsonaro: disputa de 2022 ainda segue aberta em 2026

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (03) pelo instituto Genial/Quaest revela um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Apesar de inelegível até 2030, Bolsonaro aparece na simulação com intenção de voto próxima à do atual chefe do Executivo.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o presidente aparece com 44% das intenções de voto, contra 40% do ex-presidente. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado indica um empate técnico. Além disso, 3% dos entrevistados afirmaram estar indecisos, enquanto 13% declararam intenção de votar em branco, nulo ou de se abster.

Leia também

A pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, considerou ainda outros sete cenários envolvendo Lula e possíveis adversários: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nos oito cenários analisados, Lula sairia vitorioso.

Veja os números:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 44%
  • Jair Bolsonaro (PL): 40%
  • Indecisos: 3%
  • Branco/nulo/não vai votar: 13%

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio