Ouvindo...

Simões diz que momento não era propício para reajuste do ICMS sobre importados

Vice-governador falou sobre o recuo de Romeu Zema, que revogou decreto que aumentava imposto de 17% para 20%

Vice-governador Mateus Simões (Novo)

O vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), comentou nesta quarta-feira (2) o recuo do governador Romeu Zema (Novo) no reajuste do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos importados. Minas Gerais estava na lista dos dez estados que aumentaram o imposto de 17% para 20%, mas o chefe do Executivo voltou atrás e anunciou a revogação do decreto no mesmo dia em que o reajuste entrou em vigor.

Simões não detalhou os motivos da mudança de rota do governo em relação ao reajuste do ICMS, mas disse que o momento econômico do país não é propício para um aumento da carga tributária.

Leia também

“O governador Romeu Zema se coloca historicamente contra qualquer aumento de impostos, e a gente tem que tentar evitar que os aumentos aconteçam. Eu entendo que há uma preocupação sobre a invasão de importados no Brasil, mas não é como se o Brasil estivesse vivendo um momento econômico em que as pessoas possam suportar o aumento da carga tributária. Nós estamos vivendo um momento de aperto econômico com a falta de controle dos preços pelo governo federal”, disse.

Ainda segundo o vice-governador, o não reajuste do ICMS sobre os importados e de outros tributos beneficia tanto o consumidor quanto as empresas do estado. “Espero que todos entendam que é importante não aumentar o custo de vida das pessoas, este é o compromisso do governador. E isso é bom para as empresas, em última análise, porque elas vivem da disponibilidade do consumidor. Se o consumidor tem que pagar mais imposto, ele tem menos dinheiro para consumir, o que complica a vida dele, mas também complica a vida das nossas empresas”, opinou Mateus Simões.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.