O vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), comentou nesta quarta-feira (2) o
Simões não detalhou os motivos da mudança de rota do governo em relação ao reajuste do ICMS, mas disse que o momento econômico do país não é propício para um aumento da carga tributária.
“O governador Romeu Zema se coloca historicamente contra qualquer aumento de impostos, e a gente tem que tentar evitar que os aumentos aconteçam. Eu entendo que há uma preocupação sobre a invasão de importados no Brasil, mas não é como se o Brasil estivesse vivendo um momento econômico em que as pessoas possam suportar o aumento da carga tributária. Nós estamos vivendo um momento de aperto econômico com a falta de controle dos preços pelo governo federal”, disse.
Ainda segundo o vice-governador, o não reajuste do ICMS sobre os importados e de outros tributos beneficia tanto o consumidor quanto as empresas do estado. “Espero que todos entendam que é importante não aumentar o custo de vida das pessoas, este é o compromisso do governador. E isso é bom para as empresas, em última análise, porque elas vivem da disponibilidade do consumidor. Se o consumidor tem que pagar mais imposto, ele tem menos dinheiro para consumir, o que complica a vida dele, mas também complica a vida das nossas empresas”, opinou Mateus Simões.