Ouvindo...

Velório de Fuad é aberto, e população se despede do prefeito de Belo Horizonte

Portão da prefeitura foi aberto ao público geral pouco antes das 13h

População fez fila na porta da Prefeitura de BH para acompanhar o velório de Fuad Noman

Pouco antes das 13h desta quinta-feira (27), foi liberado o acesso do público geral ao velório do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, que morreu nessa quarta (26), aos 77 anos. Uma grande fila já havia sido formada na porta do Executivo municipal antes da abertura das portas.

O corpo do prefeito chegou à PBH por volta das 10h, onde foi velado inicialmente somente por familiares e amigos mais próximos. Uma missa em homenagem a Fuad foi celebrada ao meio-dia.

Após o velório, que está marcado para terminar as 16h, o corpo de Fuad será levado para o Cemitério do Bonfim, onde será sepultado.

Fuad morreu em função de complicações de um Linfoma não-Hodgkin, diagnosticado em junho do ano passado, pouco antes do início da campanha eleitoral. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, desde o dia 3 de janeiro,quando apresentou um quadro de insuficiência respiratória aguda.

O agora prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), decretou luto oficial por oito dias na cidade em pesar pela morte de Fuad.

Coroa de flores de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma coroa de flores ao velório do prefeito de Belo Horizonte. Na mensagem, Lula chama Fuad de “querido amigo” e o descreve como um homem "íntegro e defensor da democracia”.

O presidente e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, estão em agenda internacional em Hanói, capital do Vietnã e, por isso, não puderam comparecer à cerimônia.

Mudanças no trânsito

Segundo a BHTrans, desde as 5h desta quinta, a rua Goiás, entre a avenida Álvares Cabral e a rua da Bahia, ficará interditada até o término da cerimônia.

Uma faixa da avenida Afonso Pena, no sentido rodoviária/Mangabeiras, em frente à Prefeitura de BH, também será interditada.

Agentes da BHTrans, guardas municipais e policiais militares estarão no local para organizar a circulação de veículos.

Transporte coletivo

Os pontos de embarque e desembarque da avenida Afonso Pena, entre rua da Bahia e avenida Álvares Cabral, serão desativados. Eles serão transferidos para o trecho da Afonso Pena, entre Álvares Cabral e Guajajaras, em frente ao número 1.534 — Conservatório de Música UFMG.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.