Ouvindo...

Julgamento de Bolsonaro: Alexandre de Moraes apresenta relatório da PGR

Ex-presidente assiste julgamento na primeira fila, ao lado de seus advogados

Ministro Alexandre de Moraes fez a leitura da denúncia

Teve início, por volta das 9h50, na Primeira Turma do Supremo Tribunal (STF), o julgamento que vai definir se aceita ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas que supostamente participaram da tentativa de golpe de Estado, no início de 2023.

Assista ao julgamento de Bolsonaro no STF

Bolsonaro contrariou as expectativas e assiste ao julgamento na primeira fila, ao lado de seus advogados. Após o ministro Cristiano Zanin abrir a sessão, o relator da ação, Alexandre de Moraes, fez a leitura da denúncia. A palavra está agora com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que terá 30 minutos para apresentar os argumentos da acusação.

A denúncia da PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Bolsonaro e outros 33 investigados em 18 de fevereiro. A cusação é baseada em um relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente e mais 39 pessoas por suposta participação em um plano para impedir a posse do presidente Lula (PT) e dar um golpe de Estado em 2023.

O relatório da PF, com 884 páginas, foi enviado à PGR em novembro de 2024. Após análise, o procurador-geral, Paulo Gonet, decidiu formalizar a denúncia.

Quem está sendo julgado pelo STF?

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
  • Mauro Cid, ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Por quais crimes os acusados foram denunciados?

Os envolvidos no caso são acusados de crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e dano qualificado ao patrimônio da União.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.