Ida de Bolsonaro ao STF foi ‘sinal de respeito’, diz advogado

STF julga denúncia da PGR em que o ex-presidente é acusado de tentativa de golpe de estado

Celso Vilardi, advogado do Bolsonaro, falou com jornalistas nesta terça-feira

O advogado Celso Vilardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro, disse que a ida dele ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (25), foi um sinal de “respeito”.

Ministros decidem se aceitam denúncia da Procradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe. O julgamento foi suspenso e vai retornar às 14h30.

“Temos convicção na defesa que apresentamos e vamos aguardar a decisão dos ministros”, disse o advogado a jornalistas.

Mais cedo, Vilardi disse que não há qualquer evidência que conecte Bolsonaro aos episódios do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Para sustentar sua argumentação, Vilardi disse que a Polícia Federal (PF), em seu relatório, nunca responsabilizou diretamente o ex-presidente pelos atos do 8 de janeiro, assim como o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, em sua delação premiada.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...