Ouvindo...

Marina fará reunião com Silveira sobre exploração na Foz do Amazonas

Permissão para que a Petrobras possa perfurar poço na margem equatorial é tema de embate dentro do governo

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (21) que fará uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir a exploração de petróleo na margem equatorial, no Amapá.

Segundo ela, o encontro acontecerá depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e ao Vietnã, que será realizada na próxima semana. Marina é uma das integrantes da comitiva.

Tema de embate dentro do governo, a licença para que a Petrobras possa perfurar um poço na bacia da Foz do Amazonas voltou à tona nesta semana após Silveira afirmar que falta “coragem” ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para se manifestar sobre o assunto.

“Há um receio grande em falar ao povo brasileiro qual é a resposta dele em relação à resposta que eu cobro dele há vários meses em relação à Margem Equatorial. Não quero levar para o lado pessoal, quero falar institucionalmente. Acho que está receoso de dizer ‘vou atender um interesse nacional’. Ou ‘não tenho coragem e não vou licenciar porque falta um requisito’”, declarou.

O ministro disse ainda que seus pedidos de audiência com o chefe do órgão ambiental vêm sendo ignorados.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.