A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (21) que fará uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir a exploração de petróleo na margem equatorial, no Amapá.
Segundo ela, o encontro acontecerá depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e ao Vietnã, que será realizada na próxima semana. Marina é uma das integrantes da comitiva.
Tema de embate dentro do governo, a licença para que a Petrobras possa perfurar um poço na bacia da Foz do Amazonas voltou à tona nesta semana após Silveira afirmar que falta “coragem” ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para se manifestar sobre o assunto.
“Há um receio grande em falar ao povo brasileiro qual é a resposta dele em relação à resposta que eu cobro dele há vários meses em relação à Margem Equatorial. Não quero levar para o lado pessoal, quero falar institucionalmente. Acho que está receoso de dizer ‘vou atender um interesse nacional’. Ou ‘não tenho coragem e não vou licenciar porque falta um requisito’”, declarou.
O ministro disse ainda que seus pedidos de audiência com o chefe do órgão ambiental vêm sendo ignorados.