O Parque de Exposições Bolivar de Andrade, conhecido como Parque da Gameleira, passa por um processo, já adiantado, de licitação para ser cedido à iniciativa privada. A nova diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Moreira Arantes de Castro, nomeada pelo governador Romeu Zema (Novo) no lugar de Antônio Carlos de Moraes, que esteve à frente do órgão nos últimos três anos, é peça-chave para conduzir as tratativas para dar continuidade ao plano de trabalho, que prevê, entre outras metas, a realização de um número mínimo de exposições agropecuárias no local e a ampliação de possibilidades de exploração do espaço.
A reportagem da Itatiaia apurou que, em setembro do ano passado, uma reunião interna do Conselho Estadual de Política Pública (CEPA), presidido pelo secretário de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Thales Fernandes, contou com uma palestra sobre privatização proferida pela nova diretora do IMA. No encontro com representantes do governo de Minas e de câmaras técnicas de vários órgãos ligados ao agro, além de deputados estaduais, foi destacado o alto custo para manter o parque e a diminuição drástica de funcionários no último ano.
O IMA, que administra atualmente o parque, informou em nota que esta modalidade de contratualização com o terceiro setor já é utilizada pelo governo de Minas em outras áreas, como na administração de hospitais e penitenciárias. “O processo segue os trâmites normais, com previsão de ser assinado ainda no primeiro semestre de 2025”, informou o documento.
Ocupando um espaço de 98 mil m², o Parque é utilizado para a realização de eventos ligados ao meio rural, como rodeios, leilões de animais, provas hípicas, feiras agropecuárias e alguns eventos que necessitam de maior espaço, como mostras de automóveis. O espaço sedia exposições e abriga 23 associações de equídeos, bovinos e caprinos.
ABCCMM trabalha para ser administradora do Parque
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) , uma das entidades atuantes no parque, pode mudar o estatuto interno para concorrer à licitação, uma assembleia para discutir o tema foi cancelada, não foi informado o motivo, mas uma nova está marcada para o próximo mês de abril, conforme informado pela assessoria de comunicação da entidade.
Fundada em 16 de julho de 1949 e localizada no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, a associação é hoje uma das maiores entidades de criadores de equinos de uma mesma raça na América Latina. Atualmente, a ABCCMM possui mais de 25 mil associados ativos.