Ouvindo...

Gleisi reúne líderes da Câmara e deve discutir prioridade de agenda do governo no ano

É o primeiro encontro com lideranças de partidos que integram a base de apoio do governo na Câmara desde que a ministra assumiu a articulação do governo Lula

Cerimônia de transmissões de cargos e posse, da ministra da secretaria de relações institucionais, Gleisi Hoffman

A ministra da Secretaria das Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, fará nesta terça-feira (11) seu primeiro encontro com lideranças de partidos que compõem a base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara. A ideia da reunião é ouvir os deputados e articular a tramitação das prioridades do governo no Legislativo.

A ministra, que foi empossada ontem, chega ao ministério com a missão de ajudar a ampliar e consolidar a base do governo, já pensando na reeleição do presidente Lula em 2026. O encontro desta terça-feira reúne representantes do PT, PDT, PSB, PCdoB, PV e Psol, mas a ideia é que uma reunião com outros partidos também aconteça.

Leia também

Agora empossada, Gleisi poderá articular a agenda de prioridades que já foi entregue em mãos ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) pelo seu antecessor no cargo, Alexandre Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde.

Dentre os projetos prioritários, estão a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata sobre candidaturas de militares; o marco legal da inteligência artificial; o projeto que isenta do imposto de renda (IR) quem recebe até R$ 5 mil mensais; e o Plano Nacional de Educação (PNE).

O encontro também será palco de discussões sobre a votação do orçamento de 2025, cuja tramitação está travada na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio