Ouvindo...

Bancada do agro critica medidas para baratear alimentos: ‘Ineficazes’

Dentre as providências apresentadas pelo govenro, estão alíquota zero de importação para produtos como carne, massas e azeite

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), também conhecida como bancada do agro, divulgou nota nesta sexta-feira (7) em que critica as medidas apresentadas pelo governo na quinta-feira (6) para tentar reduzir a inflação dos alimentos.

Dentre as providências, estão alíquota zero de importação para produtos como carne, massas e azeite.

O grupo alega que o problema é causado pelo “desequilíbrio fiscal” do governo e afirma que as soluções divulgadas pelo Executivo são “pontuais e ineficazes para efeito imediato”.

“⁠Não é transferindo o ônus de bancar o desequilíbrio do gasto público do governo para os produtores rurais que teremos uma comida mais barata e uma produção economicamente viável”, afirma a bancada.

Segundo a FPA, a ação mais eficaz para combater a inflação dos alimentos é a colheita da safra, que acontece nos próximos meses.

O grupo cobra ainda que o governo inicie as tratativas do Plano Safra 25/26 e diz aguardar um retorno sobre as medidas estruturantes de curto e médio prazo que a frente apresentou ao Executivo.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.