O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia a disputa para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e para os governadores Romeu Zema (Novo) e Tarcísio Freitas (Republicanos) entre os eleitores mineiros, caso a eleição presidencial fosse hoje.
Os dados são da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26). Além de avaliar a
Veja mais:
Entre os eleitores de Minas, Bolsonaro aparece com 42% das intenções de voto e Lula aparece com 40%. Os que pretendem votar em branco ou anular são 16% e outros 2% se declararam indecisos. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, Lula e Bolsonaro estariam empatados tecnicamente.
Lula X Zema
Na disputa contra Romeu Zema (Novo), a vantagem do governador de Minas Gerais sobre o presidente Lula é de 19 pontos. Entre os eleitores mineiros, 52% afirmaram que votariam em Zema e 33% votariam em Lula. Indecisos são 2% e outros 13% afirmam que pretendem anular ou votar em branco.
Lula X Tarcísio
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também leva vantagem em relação ao presidente Lula no cenário junto aos eleitores mineiros. Segundo a pesquisa Quaest, 40% dos entrevistados votariam em Tarcísio e 37% votariam em Lula; 3% responderam que estão indecisos; e 20% que votariam em branco ou anulariam o voto.
A pesquisa mostra ainda que outros nomes, como o do cantor Gusttavo Lima (sem partido) e do influenciador Pablo Marçal (PRTB), levariam vantagens sobre o presidente Lula entre os eleitores mineiros. O petista, no entanto, venceria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
O levantamento da Genial/Quaest foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 6.630 eleitores a partir dos 16 anos nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de SP, em que é de 2 pontos para mais ou menos.