Tradicional bloco do Carnaval de BH repudia proposta da Frente Cristã de vereadores

A indicação dos vereadores da Frente Parlamentar Cristã quer que os blocos não “interfiram” na realização de cultos religiosos durante os dias de carnaval

Além do Baianas Ozadas, outros grandes blocos de BH tem a concentração ou passagem perto de templos religiosos

Um dos blocos mais tradicionais do carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas, classificou uma iniciativa de vereadores da Frente Parlamentar Cristã da Câmara Municipal (CMBH), como um “afronta à diversidade cultural e uma tentativa de cercamento da liberdade de expressão”.

A proposta, na qual eles se referem, quer garantir que os blocos de carnaval não “interfiram” na realização de cultos e demais atividades religiosas na cidade durante os dias de folia.

Desde 2017, o Baianas Ozadas faz a lavagem das escadarias da Igreja São José, no Centro de BH. O rito marca o início do desfile de carnaval e traz um pouco da cultura da festa de Salvador, na Bahia, para Minas Gerais.

De acordo com Flávia Borja (DC), líder do grupo, a ideia não é um projeto, e sim uma indicação que já foi protocolada. Embora já tenha sido formalizada, a medida não afeta o carnaval deste ano na capital mineira, que acontecerá normalmente.

Vereadora nega intolerância

Para a Itatiaia, ela afirmou que “ninguém é proibido de passar em frente às igrejas”, como alega o bloco, mas que a proposta da Frente Parlamentar Cristã quer garantir, apenas, que os foliões respeitem uma “distância mínima” para o acesso dos fiéis. "É respeito para todos, respeito à diversidade. Quem quer comemorar o Carnaval e quem quer continuar frequentando às igrejas”, disse para reportagem.

Leia também

No caso específico do Baianas Ozadas, a vereadora afirma que se o bloco tem a permissão para realizar o rito na Igreja São José, a lavagem deve ser mantida, mas que o acesso dos féis não pode ser impedido. “Se a igreja permitir a lavagem, que assim seja. Mais uma vez, reafirmamos que a passagem em frente às igrejas não é problema. O acesso aos templos que não pode ser impedido ou mesmo a depredação dos mesmos, como já ocorreu no passado em várias igrejas”, declarou.

Para o Baianas, a tentativa dos vereadores é um ato de intolerância religiosa e “viola o princípio de laicidade do Estado”, conforme garante a Constituição Federal.

Na CMBH, a Frente Parlamentar Cristã é composta pelos vereadores:

Carnaval 2025

Para este carnaval, o bloco Baianas Ozadas irá desfilar em BH com o tema “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”. As celebrações deste ano também homenagem o centenário de Dona Odete, fã do bloco e mãe de Vanda Nascimento, integrante da ala de dança.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...