O governo Romeu Zema (Novo), que entregou tratores e outros veículos agrários para municípios mineiros nesta terça-feira (18), negou qualquer tipo de suporte do governo federal na compra de equipamentos agrícolas.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, as parcerias entre o governo estadual e o Ministério da Agricultura, no que se refere aos repasses de maquinário, estão suspensas. “Não tenho conhecimento de outros estados, mas em Minas, infelizmente, nós não temos conseguido celebrar esse tipo de convênio que já foi rotina”, afirmou.
Em 2022, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram doados 12 tratores, cada um no valor de R$ 190 mil. As máquinas foram adquiridas pela Seapa em um convênio com o governo federal, adquirido com recursos de emendas parlamentares de deputados federais.
Na época, doze municípios foram beneficiados: Visconde do Rio Branco, Francisco Sá, Miradouro, Vieiras, Martins Soares, Bonfinópolis de Minas, Natalândia, Frutal, Manhumirim, Medina, Prata e Santa Rita do Itueto.
Neste ano foram repassados 116 equipamentos, entre tratores agrícolas e grades aradoras, para 52 municípios — que serão responsáveis pela divisão dos veículos para os pequenos produtores.
Segundo o estado, foram investidos R$ 8,6 milhões, frutos de emendas parlamentares através da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa (ALMG).
A Itatiaia procurou o Ministério da Agricultura para comentar as declarações do governo estadual, mas, até o momento, não tivemos retorno.