Ouvindo...

Thales Fernandes vai receber Medalha JK, entregue pelo governo de Minas

Nome do secretário de estado da Agricultura consta em lista de agraciados que receberão comenda concedida anualmente em Diamantina

Thales Fernandes tem se destacado na defesa dos produtores rurais, especialmente no empenho ao combate do excesso de importações de leite em pó

O governo de Minas entrega, nesta terça-feira (12/9), a partir das 9h30, a Medalha Juscelino Kubitschek para 119 personalidades e instituições que contribuem para a política, o judiciário, a comunicação e as áreas econômica e cultural de Minas e do Brasil. O ato, em Diamantina, será presidido pelo governador em exercício, Mateus Simões (Novo) porque o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), cumpre agenda na Europa.

"É uma grande honra receber essa medalha ao lado de outras pessoas com trajetórias de dedicação tão importantes. Fico ainda mais honrado quando eu ouço que a medalha premia aqueles que prestam serviços relevantes à coletividade. Lembro-me do nosso presidente Juscelino Kubitschek, que também era produtor rural e há registros que provam isso. Inclusive com ele falando a famosa frase “como é agradável a vida na terra e todos os seus frutos”. Isso vale pra nossa vida também pelo trabalho que a gente realiza. E eu fico engrandecido com essa medalha e me sinto muito à vontade pra dividir essa homenagem com todos aqueles que trabalham e trabalharam pelo nosso agro em Minas Gerais. A medalha é nossa”, disse Thales, com exclusividade, à Itatiaia.

História da Comenda

A honraria foi criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995 e entregue pela primeira vez em 1996. A data marca o aniversário de JK.


Saiba quem é Thales Fernandes

O engenheiro agrônomo Thales Almeida Pereira Fernandes assumiu a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) em abril de 2022. Ele tem se destacado na defesa dos interesses dos produtores rurais, especialmente no combate ao excesso de importação de leite em pó pelo governo federal e no fomento às agroindústrias familiares de queijos artesanais, vinhos, cachaças e azeites.

Natural de Caratinga, ele é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui especialização em Gestão Ambiental na Faculdades Integradas de Jacarepaguá do Rio de Janeiro e Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal pela UFV.

Ele também é servidor concursado do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) desde 1998, atuando em diversos cargos, entre os quais chefe de escritório, assistente técnico da Coordenadoria Regional de Belo Horizonte e coordenador da Fiscalização do Uso e Comércio de Agrotóxicos na Gerência de Defesa Vegetal. Ocupou o cargo de Diretor Técnico no IMA, no período de 2011 a 2019, ano em que foi nomeado para a Diretoria-Geral do órgão. Fernandes exerceu o cargo até ser empossado como secretário.

É natural de Caratinga, filho do saudoso desembargador Salatiel de Resende Fernandes Neto e da Dra. Marlene Fernandes de Almeida, promotora de Justiça aposentada, que realizou importante trabalho como diretora de pensionistas da Associação.

Serviço

Data: 12/9/2023 (terça-feira)

Horário: 9h30

Local: D'Ávila Hall - Avenida João Antunes de Oliveira, 869 - Cazuza, Diamantina (MG)

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.