Deputados da base e da oposição ao governo Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esperam que o
A Itatiaia ouviu vários deputados da base governista e da oposição nos últimos dois dias sobre as expectativas envolvendo a troca na Secretaria de Governo da gestão Zema.
Em um cenário de desgaste com os deputados governista e, internamente no próprio governo, o deputado estadual, Gustavo Valadares (Mobiliza), deixou o cargo. Com a missão de pacificar e unir a base governista, ex-deputado federal e Secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), foi o nome escolhido por Zema para fazer a articulação entre o Palácio Tiradentes e o parlamento mineiro.
A palavra mais mencionada pelos parlamentares nas conversas com nossa reportagem foi “diálogo”. Reservadamente, vários deputados disseram que o governo precisa ouvir mais o parlamento. Esta avaliação foi feita por parlamentares da base e da oposição.
O novo líder do bloco “Avança Minas”, deputado Noraldino Júnior (PSB), foi um dos parlamentares que destacou a importância de uma boa comunicação entre governo e Assembleia.
“Vou resumir em uma palavra: diálogo. Imposições de lideranças, em vários experimentos, já ficou demonstrado que não funciona. Pode até funcionar por um tempo, mas depois não perdura. Então, o diálogo, o respeito e a valorização dos parlamentares e de suas bandeiras, de suas regiões e cidades, é o pilar. Não só na relação, mas para trazer benefícios ao Estado”, afirmou Noraldino.
A deputada de oposição Bella Gonçalves (PSOL) criticou o governo Zema, mas também falou sobre a expectativa do aumento de “diálogo”.
“Aro já exercia um papel de protagonista no governo, então não vejo muitas mudanças na forma como Zema vem conduzindo o estado. Acho que se destaca a ação xucra do governador em comer banana com casca, em tentar arrumar confusão com o governo federal sobre a dívida pública, sendo que não foi ele que trabalhou para solucionar esse problema. Esses debates virão à tona e será importante que o novo secretário consiga ter algum diálogo republicano e consiga trazer o governador para ter mais bom senso”, afirmou a parlamentar.