Ouvindo...

Taxação dos EUA: ‘Brasil não entrará em nenhuma guerra comercial’, diz ministro de Lula

Trump anunciou tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio

Padilha usou boné “estilo Trump” no dia das eleições para os comandos da Câmara e do Senado

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (11) que o Brasil não se envolverá em nenhuma guerra comercial e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem compromisso “com o livre comércio”.

“O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial. Sempre favorável a que se fortaleça, cada vez mais, o livre comércio”, disse a jornalistas mais cedo.

A declaração foi dada em resposta a questionamentos sobre a posição do Brasil diante da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio.

Leia também

“O que o presidente Lula tem dito sobre isso com muita clareza, e outros países também, guerra comercial não faz bem para ninguém. Um dos avanços importantes dos últimos anos foi exatamente constituir um instrumento de diálogo entre os países e o reforço do livre comércio”, disse o ministro.

A medida pode impactar a economia brasileira, já que os Estados Unidos são os principais compradores de ferro, aço e alumínio do Brasil. Trump afirmou que aumentará “automaticamente as tarifas” caso os países afetados tentem retaliar.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.