Ouvindo...

O que Lula vai fazer sobre a taxação de Trump para o aço brasileiro?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está avaliando os impactos da taxação anunciada por Donald Trump para o aço brasileiro

Eleições nos EUA: Lula vai cumprimentar Trump em caso de vitória?

Os ministérios das Relações Exteriores, da Fazenda e da Indústria, estão medindo os impactos para a economia brasileira e avaliando as saídas que podem compensar as perdas com a taxação imposta pelo governo americano ao aço brasileiro. O percentual é de 25%.

Antes da taxação, o presidente Lula (PT) havia dito durante entrevista a rádios mineiras, incluindo à Itatiaia, que haveria reciprocidade se Trump adotasse a medida. No entanto, o governo brasileiro optou pela cautela e está analisando as ações que devem ser adotadas.

Leia também

O Brasil deve mapear os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos que podem ser taxados e também deve avaliar a expansão de mercados alternativos, já que a dificuldade de relações comerciais com os americanos pode potencializar parcerias com outros mercados como Mercosul, União Europeia e China.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.