Ouvindo...

Lula diz que o Brasil será recíproco se Trump aumentar taxação

Lula afirmou que gostaria que ambos os países reduzissem gradualmente as tarifas. No entanto, ressaltou que, se os EUA ou qualquer outra nação optassem por aumentá-las, o Brasil adotaria a mesma medida

Lula falou com a Itatiaia nesta quarta (5)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (5) que o Brasil será recíproco se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir aumentar a tarifa de produtos brasileiros.

O petista afirmou que a lei da reciprocidade é o “mínimo de decência” que um governo deve ter. A afirmação foi feita em entrevista à Itatiaia e às rádios Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais.

“Na Organização Mundial do Comércio você tem uma permissão para taxar qualquer produto até 35%. Para nós, o que seria interessante era os EUA baixar a taxação e nós baixarmos a taxação. Mas se ele ou qualquer país aumentar a taxação do Brasil, nós iremos utilizar a reciprocidade e taxar eles também, ou seja, é simples e democrático”, afirmou Lula.

Lula afirmou que gostaria que ambos os países reduzissem gradualmente as tarifas. No entanto, ressaltou que, se os EUA ou qualquer outra nação optassem por aumentá-las, o Brasil adotaria a mesma medida.

Leia também

No sábado (1º), o presidente Donald Trump cumpriu sua promessa de aplicar tarifas elevadas aos três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos — Canadá, China e México —, justificando a medida como uma resposta à emergência nacional causada pelo fluxo de fentanil e imigrantes ilegais para o país.

No entanto, dois dias depois, ele recuou após os líderes do Canadá, Justin Trudeau, e do México, Claudia Sheinbaum, anunciarem o reforço das fronteiras americanas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio