Ouvindo...

Deportados dos EUA: entenda a diferença entre deportação, extradição e expulsão

Medidas mais rígidas dos Estados Unidos contra imigração ilegal já resultam no retorno de brasileiros ao país

A deportação acontece quando o estrangeiro se encontra em situação migratória irregular em um país.

O Brasil recebeu, na sexta-feira (7), o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde que Donald Trump reassumiu a Casa Branca, no dia 20 de janeiro. O republicano havia prometido endurecer as regras contra a imigração ilegal e, nas primeiras semanas de governo, já colocou em prática ações para acelerar as deportações.

Mas, afinal, qual a diferença entre ser deportado, extraditado ou expulso de um país?

Deportação

A deportação acontece quando o estrangeiro se encontra em situação migratória irregular em um país. Nos EUA, por exemplo, imigrantes que entram sem visto ou permanecem além do período autorizado podem ser deportados.

O governo decide, de forma unilateral (ou seja, sem consultar o país de origem do imigrante) e sem necessidade de decisão judicial.

Os brasileiros que chegaram ao Brasil foram deportados dentro dessa política migratória mais rígida adotada pelo governo Trump.

Extradição

A extradição acontece quando uma pessoa é entregue por um país a outro para responder a processos criminais ou cumprir pena. Esse procedimento depende de um pedido formal do governo solicitante e da avaliação do Judiciário do país onde o extraditado se encontra.

No Brasil, a decisão cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia se a extradição atende aos requisitos legais e não viola direitos fundamentais.

Um exemplo recente é o caso do mineiro de Coronel Fabriciano, Alef Teixeira de Souza, de 31 anos, extraditado da Colômbia para o Brasil para cumprir pena pelo crime de feminicídio.

A vítima do crime é Rafaela Cristina Miranda Salles, morta aos 34 anos em 28 de abril de 2023. Ela foi assassinada e torturada em Ipatinga, no Vale do Aço. Em 7 de agosto de 2023, ele havia sido incluído na Difusão Vermelha da Interpol, a pedido da Vara de Execuções Penais, de Precatórias Criminais e do Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga, para cumprimento de prisão preventiva.

O brasileiro estava preso na Colômbia e, desde então, as autoridades do Brasil se movimentaram para que ele cumprisse a pena dentro do território brasileiro.

Leia também

Expulsão

A expulsão é uma medida administrativa aplicada a estrangeiros que cometeram crimes graves no país onde se encontram. Diferente da deportação, que se baseia em irregularidades migratórias, a expulsão ocorre quando há uma condenação criminal definitiva.

O estrangeiro expulso não pode retornar ao país que determinou sua saída, a menos que receba uma autorização especial.

Em 2024, o governo federal decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua, Fulvia Patricia Castro Matu, após o diplomata Breno Souza da Costa ser expulso do território nicaraguense.

Cenário internacional e impactos no Brasil

A retomada de deportações em massa pelos EUA pode afetar milhares de brasileiros que tentaram a travessia ilegal nos últimos anos. O governo brasileiro tem negociado com Washington para organizar os voos de retorno, enquanto especialistas alertam para a necessidade de medidas de reinserção desses cidadãos no país.

Com a promessa de Trump de seguir endurecendo o combate à imigração ilegal, a expectativa é que novos voos cheguem ao Brasil nos próximos meses.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.