Ouvindo...

Sem detalhar medidas, Haddad diz que compensação da reforma do IR está com Lula

Ministro da Fazenda se reuniu nesta quarta com o novo presidente da Câmara, Hugo Motta, para apresentar a pauta econômica priotária do governo neste ano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (cen.), ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (esq.), e do líder do Governo na Câmara, José Guimarães (dir.)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (5) que a compensação da isenção do Imposto de Renda para quem até R$ 5 mil já foi definida, mas não detalhou quais serão as medidas.

Segundo ele, o anúncio será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já está a par do texto.

“Nós terminamos o desenho [da compensação]. Eu só não vou adiantar porque não tenho autorização do Planalto ainda para isso”, pontuou o chefe da equipe econômica do governo.

Haddad se reuniu, no início da tarde, com o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e apresentou as 25 propostas que, segundo o governo, serão tratadas como prioridade no Congresso.

Leia também

Em entrevista à CNN na terça-feira (4), Motta afirmou que há resistência no Congresso para propostas que resultem em aumento de impostos e sugeriu que o governo apresente novas medidas de corte de gastos.

Além da reforma tributária sobre a renda, o governo também quer aprovar a proposta de regulamentação econômica das big techs, as empresas de tecnologia que dominam o mercado.

O projeto, elaborado pela Fazenda, inclui o fortalecimento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que poderá definir obrigações específicas para grandes plataformas digitais no Brasil para garantir a concorrência.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio