O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (5) à Itatiaia que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, deveria respeitar o acordo que negociou a dívida de Minas Gerais. Para o petista, a negociação só foi possível “por causa [do senador] Rodrigo Pacheco”.
Não é a primeira vez que o presidente critica o governador mineiro, que ficou insatisfeito com os vetos feitos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
O presidente deu entrevistas também às rádios Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais.
O presidente também criticou Zema pela forma como gerenciou a dívida durante seu mandato.
Em aceno ao seu favorito para a disputa do governo de Minas Gerais, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Lula disse que Zema deveria “ser grato” ao acordo obtido para a redução da dívida do governo mineiro com a União, e que a proposta só saiu do papel graças ao trabalho do então presidente do Congresso Nacional.
Apesar da articulação prometida por Zema para derrubada dos vetos, que ainda serão analisados em sessão do Congresso Nacional, Lula disse que pretende manter a sua decisão, mesmo que seja o caso de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF).
“O Congresso Nacional tem autonomia para derrubar o veto e eu tenho autonomia para recorrer. Ou seja, é um processo normal. O que eu acho é que o governador deveria pelo menos respeitar, porque nós fizemos uma coisa que eles não conseguiram fazer”, criticou Lula.
Pacheco em alta
Na entrevista, Lula voltou a admitir que gostaria que o senador Rodrigo Pacheco disputasse o governo de Minas Gerais em 2026.
“Espero que ele [Pacheco] possa ser o futuro governador de Minas Gerais, mas, se ele não quiser, paciência, vamos ter de escolher outro mineiro para governar Minas Gerais”, falou o presidente.
Lula planeja colocar Pacheco em evidência neste ano de 2025, inclusive, com a possibilidade de ocupar um ministério na Esplanada. As pastas cotadas para que Pacheco assuma são a Defesa, a Justiça e Segurança Pública e o Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.