Ouvindo...

Câmara de BH aprova projeto de lei que facilita abertura de startups em BH

Projeto de lei assinado pela vereadora Marcela Trópia (Novo) regulamenta no município o Marco Legal das Startups e propõe medidas para estimular atividades no setor

Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Com 40 votos favoráveis e nenhum contrário, os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta quarta-feira (05), em segundo turno, o projeto de lei que regulamenta na capital mineira o Marco Legal das Startups. O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito em exercício, Álvaro Damião (União).

O Projeto de Lei 1012/ 2024, em 2º turno, assinado por Marcela Trópia (Novo) e outros 21 parlamentares, propõe medidas para estimular atividades de ciência, tecnologia e inovação em Belo Horizonte. O objetivo, segundo o texto, é fomentar a inovação, aumentar a produtividade e modernizar a economia local.

De acordo com a vereadora, o projeto é baseado em três pontos principais.

Leia também

Trópia também afirma que um exemplo de aplicação do projeto é a gestão de semáforos na cidade. “Eu dou um exemplo. Todo mundo reclama que a Afonso Pena tem os semáforos que não são sincronizados. Startups poderiam resolver esse problema mediante um contrato público com a prefeitura, com segurança jurídica para os dois lados”.

O projeto ainda prevê incentivo ao empreendedorismo digital, desburocratização para a abertura de startups no município, promoção de ecossistemas de inovação e incentivo à contratação de startups pela administração pública.

A proposta se baseia no Marco Legal das Startups e busca facilitar a relação entre pequenas empresas e o setor público, reduzindo burocracias e garantindo segurança jurídica para empreendedores e investidores.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.