Rui Costa diz que campanha contra monitoramento do Pix partiu de quem ‘nunca fez nada pelo Brasil’

Ministro da Casa Civil avaliou que deputados e senadores atuaram para derrubar medida que seria implementada pelo governo Lula

Pix on smartphone screen with multiple coins around. Pix is the new payment and transfer system of the Brazilian and Brazilian government.

Sem citar diretamente o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), voltou a criticar o empenho da oposição ao governo Lula sobre a norma da Receita Federal que pretendia monitorar transações via Pix.

Após forte repercussão nas redes sociais, principalmente com um vídeo publicado por Nikolas com críticas à proposta da Receita, o governo federal acabou recuando e revogou a medida. O ministro Rui Costa considerou que as críticas se basearam em informações falsas que foram divulgadas nas redes sociais.

Em entrevista hoje no programa “Bom dia, Ministro”, Rui Costa afirmou que o governo está ciente da importância do Pix, e chamou falou que pessoas que “nunca fizeram nada”, e que “destruíram tudo” no país, usaram da mentira para pressionar o governo.

"É preciso que a gente faça a verdade chegar primeiro. Nesse episódio do Pix isso foi claro. O Pix hoje não é só um meio de pagamento, ele estrutura as relações pessoais e sociais. Se a gente quer fazer um churrasco no final de semana com amigos, uma pessoa faz as compras e os outros fazem um Pix para ela. O governo tem plena consciência do que é o Pix para a sociedade brasileira. Então, pessoas que nunca fizeram nada por seus estados e nada pelo país, que destruíram tudo, o que vimos foi agressão, mentira e difusão de ódio no país”

O ministro disse ainda que há um movimento no mundo, e no Brasil, de pessoas que aproveitam o espaço em cargos públicos para ‘lacrar’, sem contribuir de forma direta para melhorias na vida da população.

“Hoje, é lamentável, você não acredita que aquela pessoa se elegeu deputada ou senador. A pessoa não tem uma proposta ou projeto, só quer lacrar em redes sociais. Você não melhora o transporte urbano com lacração. Você não melhora o atendimento nos hospitais com lacração. Você não melhora o atendimento para a educação das crianças com likes. Você só constrói algo com muito trabalho”, afirmou Rui Costa.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...