Ouvindo...

Moraes pede que Bolsonaro apresente ‘convite formal’ da posse de Donald Trump

Para fazer viagens internacionais, Bolsonaro precisa do passaporte, que foi apreendido em fevereiro de 2024 pela Polícia Federal

O ministro do STF, Alexandre de Moraes.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresente um documento oficial que comprove que o ex-presidente foi convidado para a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro.

Para fazer viagens internacionais, Bolsonaro precisa do passaporte, que foi apreendido em fevereiro de 2024 pela Polícia Federal pela investigação de uma suposta tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Com isso, o ex-presidente precisa pedir autorização de Moraes para sair do Brasil.

Leia também

Na decisão deste sábado (11), o ministro destacou a necessidade de “complementação” do pedido. Ele solicitou ainda que, com o convite apresentado formalmente, a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifeste sobre o assunto.

Na última sexta-feira (10), Bolsonaro formalizou formalmente o pedido ao STF. A defesa pediu que Moraes liberasse a viagem do ex-presidente, planejada para acontecer entre 17 e 22 de janeiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.