Ouvindo...

Mudança da Meta sobre checagem de fatos é ‘ruim para a democracia’, diz Sidônio, novo chefe da Secom

A empresa anunciou que encerrará o programa de fact-checking (verificação de informações) nos Estados Unidos

Sidônio em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (8)

Definido como novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira, disse que a decisão da Meta de sobre o fim do programa de checagem de fatos nos Estados Unidos, substituído pelo sistema de “Notas da Comunidade”, é algo “ruim para a democracia”.

Ele falou com jornalistas em ato do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8), que relembra os ataques ocorridos em Brasília há dois anos.

"[A decisão da Meta é ruim] porque você não faz o controle da proliferação do ódio, da desinformação, das fake news. Esse é que é o problema. É preciso ter o controle, é preciso ter uma regulamentação das redes sociais”, disse ele.

A Meta anunciou, nessa terça-feira (7), que encerrará seu programa de verificação digital nos Estados Unidos para substituí-lo por um sistema de notas de contexto, semelhante ao utilizado pela rede social X.

Leia também

O fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, gravou um vídeo para explicar as mudanças. Ele classificou leis europeias como “censura” e acusou países da América Latina, sem citar nomes, de terem “cortes secretas que derrubam conteúdo”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.