Ouvindo...

EPR e ANTT garantem duplicação completa da BR-040, entre BH e Juiz de Fora, em até 7 anos

O diretor da ANTT também garantiu que, ao contrário da Via 040, a EPR não deixará a concessão no meio do contrato

A empresa EPR Via Mineira, concessionária que administra a BR-040 no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), garantiram, nesta segunda-feira (9), que as obras de duplicação da rodovia ficarão prontas em até sete anos. A afirmação foi feita durante a apresentação do balanço de 100 dias de concessão.

Conforme o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a partir do ano que vem as intervenções serão intensificadas. “A partir do segundo ano, nós teremos o início das duplicações e outras grandes obras com a conclusão prevista no sexto ano, no mais tardar no sétimo. Ou seja, a partir do primeiro dia que a concessionária assumiu, dia 6 de agosto, até o sétimo ano nós teremos todas as obras executadas na rodovia. Todas as duplicações, todas as passagens de níveis, todas as passarelas, todos os pontos de ônibus, todas as obrigações de construção estarão concluídas até o sétimo ano”, garantiu.

Sampaio também afirmou que, ao contrário da Via 040, a EPR não deixará a concessão no meio do contrato.

Leia também

“Primeiro que nós temos um contrato que traz uma modelagem sustentável, não apenas a parte ambiental, mas do ponto de vista econômico, financeiro. Nós temos mecanismos de controle e intervenção e o principal, uma agência que vai estar acompanhando para e passo, seja na pista e também com acompanhamento, para antecipar que não tenha situações como aquela do passado”.

O diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric Almeida, garantiu que o prazo é possível de ser cumprido. “Nós já estamos trabalhando desde o início dos estudos para o projeto da BR-040. Sabíamos dessa dificuldade, quando ganhamos o leilão aumentamos o ritmo desses trabalhos, temos discutido incansavelmente com o IBAMA e já iniciamos também os trabalhos de identificação das desapropriações das propriedades para que a gente não tenha nenhum problema de gargalo para iniciar esse tipo de obra. E sim, vai ser possível, é um compromisso, é o que está no contrato: a entrega dessa duplicação até o sétimo ano. Estamos preparados com todo o nosso corpo técnico para que isso seja efetivo”.

No entanto, as intervenções, segundo o diretor, podem representar mais aumentos nos pedágios.

“Nós temos três praças de pedágio e o modelo do contrato prevê investimentos. Através desses investimentos chega-se a uma tarifa de pedágio. O contrato prevê anualmente um reajuste por IPCA, então isso é o que está vigente hoje no nosso contrato. A cada pedaço de duplicação que for entregue há também um ‘acréscimozinho’ que será feito na tarifa, mas através disso o contrato, apesar de todos esses pontos, traz benefícios para os usuários em relação a descontos dos usuários frequentes: o usuário que usa de veículo leve, cada vez que usa mais a praça de pedágio, usa mais a rodovia, ele tem descontos progressivos ao longo do mesmo mês e da mesma praça de pedágio”.

Diretor-presidente do Núcleo MG Federal do Grupo EPR, Luciano Louzane, disse que as primeiras entregas começarão a partir do terceiro ano de contrato.

“O que nós temos previsto para o início do nosso contrato é uma duplicação total até Conselheiro Lafaiete, até o quinto ano. E até o sétimo ano, até juiz de fora. Dentro desse cronograma existem uma série de melhorias, como a implantação de faixas adicionais, iluminação, passarelas e os dispositivos em desnível”.

Balanço de 100 dias

A EPR Via Mineira, também divulgou a conclusão do Plano de 100 Dias, implementado desde o início de sua gestão, em agosto de 2024.

As ações incluíram melhorias no Trevo de Moeda, com reorganização do tráfego, pavimentação com asfalto sustentável e instalação de iluminação LED, além da revitalização da sinalização com dispositivos refletivos.

Na Curva da Celinha, marcada por curvas acentuadas, houve requalificação do pavimento, renovação da sinalização e instalação de dispositivos de segurança viária. Em Conselheiro Lafaiete e Barbacena, a concessionária realizou ajustes estruturais e revitalizou a sinalização em pontos estratégicos, como o Trevo do Paulo VI.

As ações, segundo a concessionária, reduziram em 39% no número de vítimas na rodovia entre agosto e novembro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Durante esse período, as fatalidades caíram de 18 para 11, e os acidentes fatais reduziram de 15 para 11.

Os trabalhos envolveram a aplicação de 38 mil toneladas de asfalto em 80 quilômetros de faixas, revitalização de 253 quilômetros de sinalização horizontal, instalação de 500 novas placas e 14 mil tachas refletivas para melhorar a visibilidade noturna.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Leia mais