A concessionária EPR Via Mineira iniciou intervenções no Trevo de Moeda, em Itabirito, como parte do Plano de 100 dias de operação na BR-040. As obras, com previsão de conclusão em 6 de setembro, visam melhorar as condições de tráfego e a segurança dos motoristas no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
Eric de Almeida, diretor-executivo da concessionária, afirmou que o objetivo é facilitar o acesso à rodovia para quem sai da região de Moeda, especialmente em horários de pico e feriados. As intervenções incluem a melhoria do pavimento e da sinalização, além da criação de uma faixa de aceleração para garantir maior segurança na entrada dos veículos na BR-040.
Entre as melhorias estão a aplicação de asfalto borracha, material com maior durabilidade e melhor aderência, e a nova sinalização, que inclui faixas com tintas de alta resistência e placas de advertência.
O plano de 100 dias da EPR Via Mineira contempla 42 ações prioritárias. Além das obras no Trevo de Moeda, foram realizadas a instalação de 200 novas placas, a aplicação de 5.000 toneladas de asfalto, a remoção de 10 toneladas de lixo e a roçada de 220 quilômetros de vias.
A concessionária possui um contrato de 30 anos para administrar a BR-040, com um investimento previsto de R$ 8,7 bilhões ao longo desse período. Nos primeiros sete anos, serão aplicados R$ 3,2 bilhões em melhorias, incluindo a duplicação de trechos, correções de traçado e instalação de passarelas.