A produção mais recente da artista mineira Fani Bracher chega ao público de Ouro Preto a partir do dia 13 de março, com a abertura da exposição Pele e Osso, no Museu da Inconfidência. A mostra reúne trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos anos e marca o retorno da artista à instituição, onde realizou sua primeira individual em 1988.
Com mais de quatro décadas de trajetória e participação em exposições no Brasil e no exterior, Fani Bracher apresenta um conjunto de obras que dialoga com o universo têxtil, explorando técnicas como bordado, pintura e assemblage. A exposição ocupa a Sala Manoel da Costa Athaíde, no anexo do museu, e poderá ser visitada até 24 de maio.
A proposta curatorial destaca o uso do tecido e da linha como elementos centrais da pesquisa artística. As obras transitam entre pintura, objeto e suporte têxtil, investigando temas como corpo, tempo e permanência. A curadoria é assinada por Carla Cruz e a expografia por Rachel Falcão.
Natural de Coronel Pacheco, Fani Bracher vive em Ouro Preto desde o início de sua trajetória artística, na década de 1970. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a artista também realizou estudos na Europa e participou de exposições em países das Américas, Europa e Ásia. Ao longo da carreira, soma mais de 30 exposições individuais, 14 prêmios e publicações em livros de arte. Nos últimos cinco anos, tem concentrado sua produção no trabalho com linhas e tecidos.
A exposição tem realização do Museu da Inconfidência/Ibram/MinC e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ouro Preto. A abertura está prevista para as 19h do dia 13 de março.