O
A socióloga iniciou sua trajetória política na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), sendo eleita vereadora em 2016 com a maior votação entre os candidatos.
Dois anos depois, antes do fim do mandato parlamentar, Áurea se candidatou a deputada federal e venceu a eleição, obtendo 162.740 votos. Na Câmara dos Deputados, durante o governo do ex-presidente
Em 2020, a parlamentar foi a candidata do PSOL à prefeitura de
Já em 2022, ao fim do mandato, Áurea não disputou a reeleição nem concorreu a outro cargo. A ex-deputada passou a atuar em organizações não governamentais e integrou a equipe de transição do governo Lula (PT) no mesmo ano.
Desde então, afastada da política institucional, Áurea integrava a direção executiva da ONG Nossas, organização voltada à
Em entrevista à Itatiaia, a ex-parlamentar já havia adiantado o desejo de disputar o Senado nas próximas eleições. “Poderia me candidatar, por exemplo, a deputada federal e teria um recall eleitoral que facilitaria muito a conquista de um cargo, mas esse não é meu foco neste momento. Meu foco é ajudar a construir mais amplamente esse processo de fortalecimento democrático em Minas Gerais, com as forças do campo progressista”, disse na ocasião.
O lançamento da pré-candidatura será na próxima quinta-feira, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Há expectativa de que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participe do evento; no entanto, a presença ainda não foi confirmada.