Ouvindo...

Lula e primeira-ministra da Itália debatem investimentos e melhoria dos serviços da Enel

Encontro bilateral aborda melhorias no fornecimento de energia, investimentos de empresas italianas no Brasil e parcerias estratégicas

Presidente Lula e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se neste domingo (17) com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em um encontro bilateral realizado no Rio de Janeiro. A conversa, que antecedeu a cúpula do G20, tratou de temas como o desempenho da Enel no Brasil, planos de investimento de empresas italianas e a atualização de parcerias comerciais e estratégicas entre os dois países.

De acordo com nota do Palácio do Planalto, participaram do encontro os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; Agricultura, Carlos Favaro; Relações Exteriores, Mauro Vieira; e Minas e Energia, Alexandre Silveira - além do assessor especial Celso Amorim.

Segundo o comunicado, Lula e Meloni conversaram sobre a Enel, empresa de capital mista com participação do Estado italiano, e sobre “a necessidade de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa, em especial, em São Paulo”.

Em outubro, milhares de clientes em São Paulo foram afetados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica pela Enel. Na ocasião, a empresa atribuiu os problemas aos impactos dos temporais.

Leia também

Meloni afirmou, de acordo com o texto, que as empresas italianas têm planos de investir 40 bilhões de euros no Brasil e falou sobre a atualização dos acordos de parceria e cooperação. Lula explicou a Meloni sobre as prioridades da presidência brasileira no G20 e convidou a primeira-ministra para uma visita ao País após o evento.

Meloni ainda lembrou que há 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes italianos no Brasil. Conforme a publicação, Meloni disse que “essa sua primeira viagem à América Latina não esgota a necessidade de uma nova visita ao Brasil”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.