Os presidentes do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), abriram nesta quinta-feira (7) a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), realizada em Brasília.
No encontro, participam os presidentes ou representantes dos Parlamentos de 17 integrantes do G20 e de oito países convidados, além de cinco organismos internacionais. No total, são 362 participantes.
Em seu discurso, Pacheco defendeu que os parlamentares ao redor do mundo deem atenção à regulação da inteligência artificial como forma de superar alguns dos desafios que os países vêm enfrentando e destacou que essa discussão já está em curso no Brasil.
“Não podemos nos olvidar da importância e da atenção às tecnologias digitais, sobretudo, da inteligência artificial e da internet das coisas, para o enfrentamento desses desafios. O Congresso Nacional brasileiro tem trabalhado para produzir um arcabouço legislativo sólido que regule as tecnologias digitais e a mídia, trazendo segurança jurídica para esse segmento”, declarou o senador.
Lira, por sua vez, mencionou que um dos objetivos do evento é debater uma reforma da governança global, uma das pautas prioritárias da diplomacia brasileira nos últimos anos.
Segundo o presidente da Câmara, as instituições internacionais “refletem um mundo que não existe mais”.
A previsão é que ao final da reunião do P20 seja divulgada uma declaração conjunta, que será entregue à Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.