A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados anunciou, nesta quinta-feira (31), seu apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Casa. Com essa adesão, Motta já conta com o respaldo de sete partidos, incluindo siglas de diferentes espectros políticos, como o PL, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e o PT, do presidente Lula.
Essa aliança consolidou mais de 310 votos a favor de Motta, superando a maioria necessária para garantir sua vitória na eleição, que é de 257 deputados. A votação, que é secreta, ocorre em fevereiro de 2025.
Os partidos que já anunciaram apoio a Hugo Mota são:
- PT
- PL
- PP
- Republicanos
- MDB
- Podemos
- PC do B
Além do apoio partidário, Motta conta também com o apadrinhamento do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara, que tem sido um forte articulador nos bastidores para viabilizar sua candidatura.
Apoio em busca governança
O apoio do PCdoB a Hugo Motta foi formalizado em uma reunião na sede da liderança do partido na Câmara dos Deputados. Sob a presença do candidato, o líder do PCdoB na Casa, Márcio Jerry (PCdoB-MA) elencou o que pesou para que a legenda decidisse apoiar o candidato indicado por Arthur Lira em detrimento dos demais postulantes, com quem o partido também abriu diálogo.
“Fizemos um percurso de diálogos e estabelecemos desde o início uma premissa fundamental: que a nossa bancada buscaria colaborar para a mais ampla convergência aqui na Casa, sintonizados com a governabilidade do presidente Lula, com o programa que implementa no País, que tem tido apoio importante do Congresso”, disse o líder da legenda, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).