O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),
O incidente ocorreu no sábado (19), e resultou em um ferimento na parte de trás da cabeça, conforme informado pelo boletim médico divulgado no domingo.
De acordo com o boletim médico do hospital Sírio-Libanês em Brasília, Lula teve um “ferimento corto-contuso em região occipital”.
“Boletim médico
Luiz Inácio Lula da Silva
20/10/2024
13h
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital.
Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio.
Dr. Rafael Gadia
Diretor de Governança Clínica
Dra. Luiza Dib
Diretora Clínica”
Evitar viagens aéreas longas
A equipe médica avaliou que o caso não é grave, mas, por precaução, orientou o presidente a evitar viagens aéreas longas, como o voo de cerca de 17 horas até Kazan, na Rússia, onde o encontro dos Brics será realizado.
A viagem, que estava programada para esta tarde (20), foi oficialmente cancelada. No entanto, o boletim médico informou que Lula poderá exercer suas demais atividades normalmente e continuará sob acompanhamento médico.
A Presidência da República informou que o presidente participará da cúpula dos Brics por meio de videoconferência e manterá sua agenda de trabalho em Brasília durante a semana.
O governo não divulgou se os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) manterão seus compromissos na Rússia, onde o evento terá início na próxima terça-feira (22).
Além de participar da cúpula, havia a expectativa de reuniões bilaterais de Lula com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China.