Ouvindo...

Repactuação de Mariana: acordo será discutido em audiência na Câmara dos Deputados

A audiência pública foi convocada pelo coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre fiscalização dos rompimentos de barragens e repactuação, Rogério Correia (PT-MG)

Julgamento do caso Mariana em Londres começa no dia 21 e vai durar 12 semanas

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre fiscalização dos rompimentos de barragens e repactuação irá realizar uma audiência pública, na terça-feira (22), para discutir os termos do acordo de repactuação de Mariana.

O coordenador da Comissão, deputado Rogério Correia (PT-MG), convidou para a audiência representantes dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, da Defensoria Pública e do Ministério Público dos dois estados, além do Ministério Público Federal, Ministério da Casa Civil, Advocacia-Geral da União, atingidos por barragens e membros do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

Leia também

O acordo de repactuação prevê o pagamento de R$ 100 bilhões, em parcelas, ao longo de 20 anos ao Governo Federal, aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem.

Outros R$ 32 bilhões serão utilizados para o pagamento de obrigações de execução da Samarco, incluindo indenizações individuais, reassentamento e recuperação ambiental.

O Governo Federal trabalha com a possibilidade de o acordo ser assinado até o fim de outubro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.